Notícias
29.06.2015
Boletim 3/2015-29 jun 2015
Boletim Oficial Edição nº 3/2015 - 29 de junho de 2015

AEABB ENCAMINHA MANIFESTO AOS DEPUTADOS CONTRA A APROVAÇÃO DA PL 4330 - TERCEIRIZAÇÃO
A AEABB encaminhou carta, no dia 20 de abril, à diversos deputados, manifestando-se contrária à aprovação da PL 4330 e pedindo o voto pela rejeição do Projeto.
Na correspondência enviada apresentamos nossa associação e esclarecemos sobre os impactos e danos causados pela terceirização não só de serviços complementares como das próprias atividades estratégicas e técnicas do Banco do Brasil.
Especificamente na área técnica, observamos empresas aventureiras obterem contratos vantajosos, nos quais ofereceram serviços de baixa qualidade, com profissionais despreparados, contratados pelo menor custo. Essas empresas criadas para “penetrar dentro de outras, desonerando-as”, obviamente têm estruturas precárias. Não poderia ser de outra forma, pois para garantir o seu lucro, especializam-se em burlar direitos trabalhistas.
A AEABB enfatizou que a necessidade de ter um País que possa crescer com base em empregos justos e com transparência absoluta no trato entre empresas públicas e privadas e salientou que a “ampla terceirização” proposta pela PL 4330 está na contramão do forte desejo de Justiça que emana das ruas.
Colocamo-nos à disposição da sociedade para colaborar no debate sobre o aprimoramento e a melhoria de eficiência na esfera pública.


AEABB PRESENTE NOS ENCONTROS ESTADUAIS E NACIONAL DA CONTRAF/CUT DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS
Obedecendo a sistemática da CONTRAF para aprovação dos itens da pauta do dissídio 2015/2016, a AEABB através de seus associados esteve presente nos encontros regionais de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Curitiba.
Nesses encontros foi possível colocar em pauta 3 importantes reivindicações, são elas:
• Equiparação imediata dos funcionários que já exercem as funções nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Direito e demais profissionais de nível superior, com o vencimento padrão-VP da carreira do SESMT adequando-se, desta forma, aos salários mínimos profissionais de cada categoria e respeitando seus direitos;
• Criação de Mesa Específica para tratar da Carreira Técnica e assuntos de interesse destes profissionais, com a participação dos mesmos e de suas associações; e
• Verbas sobre despesas de viagem devem ser atualizadas (sem reajuste desde 2007) e reajustadas de acordo com os salários.

Com a participação nos encontros regionais foi possível a participação da AEABB também no encontro nacional da CONTRAF nos dias 12, 13 e 14 de junho através das arquitetas Danielle Fuckner, Elaine Teijeiro, Sandra Dornelles e Sara Miterstein e assim aprovar por unanimidade os 3 itens na pauta do dissídio 2015 dos bancários.
Nesses encontros além de representar os agrônomos do BB também defendemos a pauta da ASABB-Associação dos Advogados do BB, a pedido do Presidente Marco Paz.
A AEABB está em negociação com a CONTRAF para estar presente na mesa de negociação com o Banco do Brasil nesse dissídio representando nossos profissionais.


AEABB ENCAMINHA PAUTA PARA CONTEC REFERENTE AO DISSÍDIO 2015/2016
Obedecendo a sistemática da CONTEC também encaminhamos nossa pauta a fim de compor, juntamente com as demais cláusulas, as reivindicações para o dissídio coletivo dos bancários 2015/2016.
Nossas reivindicações objetivam o reconhecimento dos profissionais enquanto arquitetos, engenheiros e agrônomos através da criação de uma carreira técnica e do cumprimento do salário mínimo profissional, a atualização e reajuste das verbas de viajem e o estabelecimento de uma mesa de negociações ao longo de 2016 para tratar dos problemas específicos da nossa categoria.
Conforme acordado com a CONTEC, a AEABB estará presente na mesa de negociações com o Banco do Brasil nesse dissídio.


AEABB ENCAMINHA PAUTA PARA A ASSEMBLÉIA GERAL DA FNA PARA O DISSÍDIO COLETIVO 2015/2016
No dia 20 de Maio, em Brasília, a FNA – Federação Nacional dos Arquitetos realizou sua Assembleia Geral de Acordo Coletivo Nacional para discutir e aprovar as pautas de reivindicações a serem apresentadas aos Sindicatos Patronais, Federações, Confederações, Empresas, Sociedades de Economia Mista, demais órgãos e entidades com a finalidade de celebração de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho 2015/2016.
Nossos itens também foram repassados à FNA para compor a pauta de reivindicações.


AEABB REPRESENTADA, NO DIA 2 DE JUNHO, NO RIO DE JANEIRO, EM REUNIÃO SOBRE A AÇÃO CIVIL PÚBLICA
No dia 2 de junho o Sindicato dos Bancários RJ realizou encontro com os profissionais de nível superior do Banco do Brasil para esclarecer os aspectos jurídicos e desdobramentos da Ação Civil Pública em trâmite no Ministério Público do Trabalho de Brasília/DF
Advogado Eymar Louguercio, que está acompanhando a ação em Brasília pelo Sindicato, disponibilizou-se para esclarecer sobre os desdobramentos e aspectos jurídicos da ação, que trata da obrigatoriedade de concurso público específico para carreira de nível superior, além de esclarecer dúvidas dos presentes.


AEABB REFORÇA APOIO DA FNE
Aproveitando o Seminário Crise Energética e Desenvolvimento promovido pelo Sindicato dos Engenheiros RS, no dia 18 de junho, EM Porto Alegre/RS, reunimo-nos com o Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros-FNE onde foi reafirmado o apoio daquela Federação, não só na luta pela permanência dos profissionais ameaçados de retorno pela Ação Civil Pública, como também pelo reconhecimento e encarreiramento desses profissionais.
Na ocasião conversamos também com a assessora e com o departamento jurídico da Federação e nos disponibilizamos para uma reunião em São Paulo para tratarmos mais aprofundadamente desses assuntos.


AEABB REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DE SER EFETIVAMENTE REPRESENTATIVA PARA PODER SER FORTE
Lembramos que é urgente a AEABB se tornar REPRESENTATIVA!
Para isso contamos com seu engajamento nessa luta para sensibilizar os colegas que ainda não se associaram.
Estamos em plena campanha salarial e a AEABB, juntamente com as entidades de classe, está atuante e presente nas negociações com o BB, lutando, não só pela nossa permanência, mas principalmente pela implementação da uma carreira técnica que respeite o salário mínimo profissional.
Para qualquer dúvida e esclarecimento, estamos sempre à disposição, para associados e não associados, através dos e-mails e telefones disponíveis em nosso site www.aeabb.org.br e outros meios que julgarem oportuno.


AEABB - DÉBITO EM CONTA DA PRIMEIRA MENSALIDADE
Informamos que com a nova sistemática dos convênios de Débito em Conta do Banco do Brasil, é necessário que os novos associados efetuem o comando, conforme abaixo, pois se não o fizerem o débito não ocorre e a associação não se efetiva.
Assim, após o recebimento da ficha de inscrição e da autorização de débito preenchidas pelos novos associados, a diretoria da AEABB está encaminhado um email com instruções para efetuar o aceite do débito em conta-corrente da primeira mensalidade. Observe-se que esse comando só é necessário para o primeiro lançamento.
• Acesse sua conta pela internet ou pelo Autoatendimento
• Pagamentos
• débito em conta
• confirmação de débito automático
• convênio 4458
• continuar
• confirmar

Heloisa Engelsdorff Leitão
Presidente AEABB

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS DO BANCO DO BRASIL - AEABB
contato@aeabb.org.br
www.aeabb.org.br

Copyright© AEABB. Todos direitos reservados.